Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio

O Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio é um evento público e gratuito que tem por objetivo oferecer um espaço de apoio e troca entre os sobreviventes, além de aumentar a consciência pública sobre o luto por suicídio e a posvenção do suicídio.

Segundo a Fundação Americana de Prevenção do Suicídio (American Foundation for Suicide Prevention – AFSP), este dia foi criado a partir de uma resolução apresentada ao Senado dos EUA pelo senador Harry Reid, enlutado pelo suicídio de seu pai, em 1999.

Amplamente conhecido como o Dia do Sobrevivente, este dia foi criado pelo Congresso dos Estados Unidos e determinado que deve ser realizado no sábado que antecede o Dia de Ação de Graças norte-americano (3° sábado de novembro), já que os feriados costumam ser um período difícil para os sobreviventes enlutados.

Assim, anualmente, a Fundação Americana apoia grandes e pequenos eventos do Dia do Sobrevivente em todo o mundo, disponibilizando um documentário produzem anualmente com relatos de sobreviventes enlutados, material que pode ser utilizado para promover discussões que contribuam para a troca de experiências, apoio e esperança.

No Brasil, o Instituto Vita Alere é pioneiro e o único a realizar estes encontros em parceria com a Fundação Americana, desde 2015. Neste sábado, às 10 horas do dia 21 de novembro de 2020, a Karen Scavacini, psicóloga e fundadora do Vita Alere, fará uma live especial com transmissão no YouTube do instituto.
Para acessar o canal: https://www.youtube.com/channel/UCseD9p1Cyx-KnF8TuQT-xKg

E para saber mais sobre atividades como esta, acesse nossa aba de atividades.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *