Grupos de apoio

Os grupos de apoio são a principal forma de suporte buscada por pessoas impactadas pelo suicídio no Brasil e no mundo.

Normalmente as pessoas que frequentam esses espaços costumam encontrar grande conforto, principalmente nos grupos de apoio que são voltados exclusivamente para pessoas em luto por suicídio e isso acontece principalmente pela possibilidade de conhecerem outras pessoas que vivenciaram o mesmo tipo de perda.

Nesse sentido, disponibilizamos aqui uma lista em constante construção dos grupos de apoio exclusivos ao luto por suicídio em nosso país.

Outros grupos de apoio também podem servir de grande fonte de apoio. São grupos onde o critério de participação está ligado ao vínculo da perda (por exemplo, grupo de apoio à mães em luto, grupo de apoio à pais em luto, grupo de apoio à filhos em luto, grupo de apoio à viúvas/viúvos) ou grupos que reúnem todos os tipos de perda em um mesmo encontro. Para localizar estes grupos de apoio que não são restritos às pessoas em luto pelo suicídio, indicamos fortemente que acessem o guia disponibilizado pelo site Vamos Falar Sobre o Luto? ou os Grupo de Apoio à Perdas Irreparáveis.

Os grupos de apoio para pessoas impactadas pelo suicídio costumam ser facilitados por profissionais da área da saúde, por sobreviventes enlutados ou por voluntários e permite a troca de experiências em um ambiente sigiloso, com empatia e sem julgamento.

Se você conhece ou desenvolve um grupo de apoio em sua região que não esteja em nosso site, entre em contato conosco.

Clique na região do país em que deseja localizar um grupo e busque pelo estado, cidade e bairro:

Região Norte
Região Sul
Região Sudeste
Região Centro-Oeste
Região Nordeste